domingo, 20 de setembro de 2020

GELIM participa de Dossiê Temático sobre Linguagem Matemática


A Revista BOEM – Boletim online de Educação Matemática - vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), ambos da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), publicou em dezembro de 2019 um dossiê temático com o tema Linguagem Matemática na Perspectiva da Filosofia de Wittgenstein. Esta edição especial da revista teve a organização da Prof. Dra. Marisa Silveira, do Prof. Dr. Paulo Silva e do Prof. Dr. Walber Costa, todos membros do GELIM.

Os artigos publicados versam sobre a relação da linguagem com a educação matemática, abordando vários aspectos do ensino e aprendizado dos conteúdos matemáticos desde o sistema de numeração, passando pela álgebra e geometria. Há também reflexões sobre algumas concepções pedagógicas relativas ao uso de regras e recursos didáticos nas aulas de matemática, além de discussões sobre a o papel da linguagem matemática na alfabetização e a dicotomia entre ensino tradicional e ensino inovador. Todas as publicações têm como pano de fundo os conceitos filosóficos do Segundo Wittgenstein. 

Por fim, esta edição temática é uma oportunidade para quem quer conhecer melhor as aplicações dos conceitos filosóficos de Wittgenstein na Educação Matemática. 

Vale a pena a leitura!!! 

Acesse aqui.

DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X07142019

sábado, 19 de setembro de 2020

GELIM REALIZA ENCONTROS VIRTUAIS

 


Por conta da pandemia de Covid-19, o GELIM tem promovido encontro virtuais desde junho de 2020. Esses encontros têm acontecido semanalmente às quintas-feiras às 18h. É importante salientar, também, que o grupo passou a ser composto por mais cinco ilustres estudantes da educação matemática, o Prof. Me. Adauto Cunha (SP), a Prof. Me. Alyne Dias (PA), a Prof. Me. Raquel Morbach (DF), a Prof. Me. Daniana de Costa (SC) e a Prof. Esp. Poliana dos Santos (PA). Ultimamente, as discussões estão centradas na “Epistemologia do Uso”, do filósofo brasileiro Arley Ramos Moreno. A Epistemologia do Uso é uma proposta teórica que o filósofo brasileiro construiu durante cerca de duas décadas e se apoia nas filosofias de Ludwig Wittgenstein e de Gilles-Gaston Granger.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

EDIÇÃO TEMÁTICA DA REMATEC ABORDA A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

A Revista Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC) publicou recentemente uma edição temática organizada pelos professores Marisa Rosâni Abreu da Silveira e Paulo Vilhena da Silva, líderes do GELIM, com o tema "Linguagem Matemática na Educação". O periódico conta com 15 artigos inéditos, dos quais 10 são de membros do grupo. Convidamos os leitores a passear pelo sumário da revista e realizar a leitura dos trabalhos publicados, clicando no link abaixo:

quinta-feira, 25 de abril de 2019

III SENALEM

O III Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (SENALEM), que seria realizado em 2019 em Osório-RS, foi transferido e adiado para 2021 em Arraias-TO. Em breve mais informações! Aguardem!!

terça-feira, 29 de maio de 2018

TESE DE MEMBRO DO GELIM É TEMA DE ENTREVISTA NO JORNAL BEIRA RIO DA UFPA

A tese do Prof. Dr. Paulo Vilhena, cujo título é Qual o sentido de estudar matemática na escola? O que dizem professores e alunos?, foi tema de entrevista do Jornal Beira Rio, importante veículo de divulgação científica da Universidade Federal do Pará. A entrevista foi publicada no dia 28 de abril de 2018 e aborda os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa. Confira a entrevista na íntegra, clicando no link abaixo. Boa leitura!


domingo, 10 de setembro de 2017

GELIM MINISTRA CURSO DE FORMAÇÃO EM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O Centro de Formação de Professores (CEFOR) da Secretaria de Educação do Estado do Pará ofertará o curso "LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA", que será realizado no período de 06 a 27 de setembro de 2017, somente às quartas-feiras, e destinado aos professores e professoras da rede estadual de educação que ensinam matemática. Além de colaborar na formação continuada desses professores e professoras, o curso também objetiva divulgar as pesquisas do GELIM, que nesta ocasião será coordenado pelo professor Me. Luciano Melo, com a contribuição dos professores Me. Walber Costa e Me. Carlos Silva, todos membros do grupo e estudantes do doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas -PPGECM, e supervisão e orientação da professora Dra. Marisa Silveira, líder do GELIM. É o GELIM ampliando fronteiras e mostrando a importância dos estudos sobre a linguagem matemática no ensino da disciplina.