TESES E DISSERTAÇÕES

Aqui você encontra as teses e dissertações dos membros do grupo.


TESES DE DOUTORADO

Título: "Produção de Sentidos e Construção de Conceitos na Relação Ensino/Aprendizagem da Matemática"

Autora: Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Instituição/ano: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2005

Visualizar/Baixar arquivo


Título: "Os Jogos de Linguagem entre Surdos e Ouvintes na Produção de Significados de Conceitos Matemáticos"

Autor: Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Instituição/ano: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

 - 2015

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Qual o Sentido de Estudar Matemática na Escola? O que Dizem Professores e Alunos"

Autor: Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2016

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Novas Pedagogias e Educação Matemática"

Autor: Prof. Dr. Robson André Barata de Medeiros

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2016

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "A Terapia de Wittgenstein e o Ensino de Álgebra"

Autor: Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2016

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "As Práticas Didático-Pedagógicas no Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos: Horizontes Reconstrutivos aos Processos de Formação, Leitura e Comunicação"

Autor: Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Instituição/ano: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - 2017

Visualizar/Baixar Arquivo


Título"A Tradução da Linguagem Matemática na Aprendizagem da Geometria por Estudantes da Educação Básica: Perspectivas para a Educação Matemática"

Autor: Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2018

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Tradução interna e jogos de imagens na matemática"

Autor: Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2018

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "A Utilização de Gestos Ostensivos no Ensino de Conceitos Matemáticos: ama Interpretação à Luz da Filosofia De Wittgenstein"

Autor: Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2018

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "O TREINO DA APLICAÇÃO DE REGRAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Um enfoque na filosofia de Wittgenstein"

Autor: Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2019

Visualizar/ Baixar


Título: "O Modelo Referencial da Linguagem na Tradução-Interpretação da Linguagem Matemática pelos Surdos Usuários da Libras"

Autor: Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2019

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Jogos de Linguagem na Alfabetização Matemática"

Autor: Prof. Dr. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2021

Visualizar/ Baixar


Título: "Uma Terapia Filosófica da Modelagem matemática na Educação Matemática"

Autor: Profa. Dra. Daniana de Costa

Instituição/ano: Universidade Federal de São Carlos - 2023

Visualizar/ Baixar



DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

Título: "Modelagem Matemática nas Aulas de Cálculo: uma Estratégia que Pode Contribuir com a Aprendizagem dos Alunos de Engenharia."

Autor: Prof. Ma. Alyne Maria Rosa de Araújo Dias

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2008

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Matemática e Linguagem: um Enfoque na Conversão da Língua Natural para a Linguagem Matemática"

Autor: Prof. Me. Evandro dos Santos Paiva Feio

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2009

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Diferentes Realidades: Ticas de Matema na Matemática Escolar"

Autor: Prof. Me. Adauto Nunes da Cunha

Instituição/ano: Universidade Estadual Paullista - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "A Interpretação e a Comunicação das Regras Matemáticas na Resolução de Problemas de Divisão por Alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental"

Autor: Prof. Me. Alan Gonçalves Lacerda

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Interpretação e Comunicação em Ambientes de Aprendizagem Gerados pelo Processo de Modelagem Matemática"

Autor: Prof. Me. Marcelo de Sousa Oliveira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Teoria da Carga Cognitiva: origem, desenvolvimento e diretrizes aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem"

Autor: Prof. Me. Nelson Pinheiro Coelho de Souza

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "As Dificuldades Relacionadas à Aprendizagem do Conceito de Vetor à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica"

Autor: Prof. Me. Rafael Silva Patrício

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Ensinar e Jogar: Possibilidades e Dificuldades dos Professores de Matemática dos Anos Finais de Ensino Fundamental"

Autor: Prof. Me. Raquel Passos Chaves Morbach

Instituição/ano: Universidade de Brasília - 2011

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Interpretação de Textos Matemáticos: Dificuldades na Resolução de Problemas de Geometria Plana"

Autor: Prof. Me. Reginaldo de Lima Pereira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Linguagens e Aprendizagem da Matemática na EJA: Desafios, Preconceito Linguístico e Exclusão"

Autor: Prof. Me. Robson André Barata de Medeiros

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2010

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "O Aprendizado de Regras Matemáticas: uma Pesquisa de Inspiração Wittgensteiniana comCrianças da 4ª Série no Estudo da Divisão"

Autor: Prof. Me. Paulo Vilhena da Silva

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2011

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Labirintos da Compreensão de Regras em Matemática: um estudo a partir da regra de três"

Autor: Prof. Me. Janeisi de Lima Meira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2012

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "O Cotidiano no Ensino e na Aprendizagem de Matemática Reflexões acerca do Projovem Urbano"

Autor: Prof. Me. Otávio Augusto do Espírito Santo Barros

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2012

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "'Ver Como': uma Vivência do Olhar para Aprendizagem de Geometria"

Autor: Prof. Me. Rodolfo Nobre Oliveira

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2012

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Avaliação Formativa no Ensino da Matemática: um Estudo a Partir das Correções de Prova de Professores de Matemática"

Autor: Prof. Me. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2012

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Dois Jogos de Linguagem: a Informática e a Matemática na Aprendizagem de Função Quadrática"

Autor: Prof. Me. Luciano Augusto da Silva Melo

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2013

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Concepções de Significado: Implicações no Ensino da Matemática na Alfabetização"

Autor: Prof. Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2015

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Tradução da Linguagem Matemática para a Libras: Jogos de Linguagem Envolvendo o Aluno Surdo"

Autor: Prof. Me. Walber Christiano Lima da Costa

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2015

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "A Compreensão de Expressões Algébricas sob a Perspectiva da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein"

Autor: Prof. Ma. Rouziclayde Castelo Barata 

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2017

Visualizar/Baixar Arquivo


Título: "Os Jogos de Regras e o Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas sob a Perspectiva Wittgensteiniana: um Estudo a Partir do Xadrez"

Autor: Prof. Ma. Jaqueline Valério da Cruz 

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2020

Visualizar/ Baixar

Título: "A Língua de Ensino e os Desafios da Aprendizagem da Matemática nas Escolas Primárias Bilíngues Haitianas"

Autor: Prof. Ma. Marie Esther Charles 

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2020

Visualizar/ Baixar

Título: "O Sentido das Regras no Ensino de Frações"

Autor: Prof. Me. Marcel de Almeida Barbosa 

Instituição/ano: Universidade Federal do Pará - 2020

Visualizar/Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário