PUBLICAÇÕES

Aqui você encontra algumas das publicações do grupo, com os respectivos links para baixar ou acessar a página onde o artigo está hospedado.

2023

RELATIONS BETWEEN MATHEMATICS AND PHYSICS FROM A WITTGENSTEINIAN PERSPECTIVE

Autoria:

Profa. Ma. Alyne Maria Rosa de Araújo Dias

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.5281/zenodo.7630202

Publicado por: Current Scientific Journal


Baixar            Acessar



Usos da linguagem matemática pelo professor formador de física numa perspectiva Wittgensteiniana

Autoria:

Profa. Ma. Alyne Maria Rosa de Araújo Dias

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonaçalves

Doi:  https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023012.id474

Publicado por: Revista Matemática, Ensino e Cultura (Rematec)


Baixar       Acessar


Gramática e tradução de textos matemáticos: reflexões para a Educação Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Luciano da Silva Melo

Doi:  https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id782

Publicado por: Revista de Educação Matemática (REMat)


Baixar       Acessar


2022

O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Doi:  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-55174

Publicado por: Educação e Filosofia


Baixar        Acessar


A álgebra e sua Gramática: Reflexões Filosóficas e Educacionais

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Doi:  https://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13635

Publicado por: Perspectivas da Educação Matemática


Baixar           Acessar   



A epistemologia do uso e a educação: algumas implicações

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Doi:  https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666636

Publicado por: Filosofia e Educação


Baixar         Acessar


Uma Filosofia da Educação Matemática numa perspectiva wittgensteiniana

Autoria:

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junio

Prof. Dr. Daniana de Costa

Prof. Ma. Alyne Maria Rosa de Araújo Dias

Doi:  https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p147-179

Publicado por: Educação Matemática Pesquisa 

Baixar      Acessar


2021

Uma Reflexão Sobre a História da Álgebra da Filosofia de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Doi:  https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12619

Publicado por: REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática


Baixar               Acessar


A terapia de Wittgenstein em uma análise de referenciais teóricos do ensino de Álgebra

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Doi:  https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a32

Publicado por: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)


Baixar       Acessar


O Ensino de Matemática: Entre o gramatical e o empírico

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Texeira Junior

Prof. Dr. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  sem Doi

Publicado por: Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias

Baixar           Acessar



2020

A Ênfase da Linguagem na Educação Matemática: das Palavras Incertas às Palavras com Sentido

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.26843/rencima.v11i1.2238

Publicado por:   RenCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática

                                                    Baixar                 Acessar


Alfabetização Matemática de Alunos Bilíngues: Enfoque na Filosofia de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Ma. Marie Esther Charles

Doi:  10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.22381

Publicado por:   ReBECEM - Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Gramática da Matemática e seus Usos

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.46551/emd.e202020

Publicado por:   Educação Matemática Debate

                                                    Baixar                 Acessar

Linguagem como Ferramenta para a Compreensão de Conceitos Matemáticos

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.46312/pem.v13i32.9954

Publicado por:   Perspectiva em Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar


Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: algumas Articulações

Autoria:

Prof. Ma. Daniana da Costa

Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira

Prof. Dra. Betina Cambi

Doi:  10.47207/rbem.v1i0.9301

Publicado por:   RBEM - Revista Baiana de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Modelo Referencial da Linguagem na Aprendizagem Matemática de Alunos Surdos

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.23925/1983-3156.2020v22i1p490-511

Publicado por:   EMP - Educação Matemática Pesquisa

                                                    Baixar                 Acessar

2019

A Desmistificação da Concepção das Regras Matemáticas: uma Análise a partir da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Me. Marcel de Almeida Barbosa

Doi:  10.5965/2357724X07142019060

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

A Linguagem como Ação numa Perspectiva Wittgensteiniana: a Comunicação e o Desenvolvimento de Significados à Leitura

Autoria:

Prof Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Doi:  10.5965/2357724X07142019001

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

A Tradução da Linguagem Matemática na Aprendizagem da Geometria por Estudantes da Educação Básica

Autoria:

Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p63-81.id188

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Alfabetização Matemática na Perspectiva da Linguagem

Autoria:

Prof. Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p28-48.id186

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Aplicação de Regras Matemáticas: entre o Treino e o Uso da Gramática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Dificuldades da Aprendizagem do Sistema Decimal Francês de Numeração: Remediações Baseadas na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Ma. Marie Esther Charles

Doi:  10.5965/2357724X07142019094

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Jogos de Linguagem Evidenciados em Atividades de Modelagem Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Me. Daniel Santos de Carvalho

Doi:  Não informado

Publicado por:   RenCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Jogos de Linguagem na Alfabetização Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Prof. Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Doi:  10.5965/2357724X07142019022

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Jogos de Linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um Olhar a Partir das Linguagens dos Surdos

Autoria:

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p49-62.id187

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Jogos e Objetos Matemáticos como Recurso Pedagógico: Terapia Wittgensteiniana dos Conceitos Psicológicos

Autoria:

Prof. Ma. Jaqueline Valerio da Cruz

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.5965/2357724X07142019043

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico-filosófica

Autoria:

Prof, Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dra. Célia Zeri de Oliveira

Doi:  10.5335/rbecm.v2i2.9522

Publicado por:   Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Conhecimento Algébrico Escolar nos PCN sob a Perspectiva da Terapia de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Doi:  10.5965/2357724X07142019113

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Uso Gramatical do Gesto Ostensivo: uma Análise sobre o Ensino de Conceitos Matemáticos

Autoria:

Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p104-119.id190

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Os Aspectos “Ver e Ver-Como” e o Número de Ouro na Perspectiva Wittgensteiniana da Linguagem

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Pablo Roberto de Sousa Neto

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Doi:  10.5007/1981-1322.2019.e57939

Publicado por:   REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Para Ler e Interpretar o Texto: Reflexões a partir da Linguagem e suas Implicações para o Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p154-170.id193

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Perspectivas Wittgensteinianas em Pesquisas da Educação Matemática 

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.5965/2357724X07132019080

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Reflexões acerca do Ensino de Geometria para Alunos Surdos Incluídos em Escolas Comuns

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.5965/2357724X07142019132

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Reflexões sobre o Papel das Regras no Ensino da Matemática

Autoria:

Prof. Ma. Rouziclayde Castelo Barata

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Terapia das Palavras para a Compreensão de Conceitos Matemáticos

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p154-170.id193

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Tradução na Matemática: Conexões entre Álgebra e Geometria

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Doi:  10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p82-103.id189

Publicado por:   REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Uma Reflexão sobre a Busca por uma Comunicação Imune a Mal-Entendidos nas Aulas de Matemática 

Autoria:

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Ma. Jaqueline Valério da Cruz

Doi:  10.33871/22385800.2019.8.16.138-155

Publicado por:   RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Uma Reflexão sobre a Ideia de Superação do Ensino Tradicional na Educação Matemática: a Dicotomia entre a Abordagem Clássica e Abordagens Inovadoras em Foco

Autoria:

Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Doi:  10.5965/2357724X07142019079

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

2018

A Objetividade Matemática e o Relativismo na Educação Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Doi:  10.24116/emd25266136v2n42018a01

Publicado por:   Educação Matemática Debate

                                                    Baixar                 Acessar

A Terapia Filosófica Wittgensteiniana: Perspectivas para a Educação Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Doi:  10.18316/recc.v23i1.4247

Publicado por:   Educação, Ciência e Cultura

                                                    Baixar                 Acessar

Aprendizagem de Conceitos Matemáticos: Tradução de Códigos e Aplicação de Regras

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Perspectiva em Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Pesquisa-Ação: uma Questão de Linguagem  

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Pablo Roberto de Sousa Neto

Doi:  Não informado

Publicado por:   Interfaces da Educação

                                                    Baixar                 Acessar

2017

A Filosofia da Linguagem e suas Implicações na Prática Docente: Perspectivas Wittgensteinianas para o Ensino da Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Doi:  10.5007/2175-795X.2017v35n2p462

Publicado por:   Revista Perspectiva

                                                    Baixar                 Acessar

Compreensão da Matemática no Uso de Símbolos e da Gramática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.21500/22563202.3190

Publicado por:   Revista Guillermo de Ockham

                                                    Baixar                 Acessar

Contribuições da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein para a Educação Matemática de Alunos Surdos

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Entre o Empírico e o Transcendental: Gestos Ostensivos Wittgensteinianos no Ensino da Matemática 

Autoria:

Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.5965/2357724X05082017093

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Jogos de Linguagem entre Professor e Alunos: Possibilidades de Aprender e Ensinar Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Cálculo de Cabeça e o Surdo: Imaginando em Sinais

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p124-137.id58

Publicado por:   Revista Prática Docente

                                                    Baixar                 Acessar

Perspectivas da Tradução de Textos Matemáticos no Âmbito da Educação Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Doi:  Não informado

Publicado por:   Revista Informação

                                                   Baixar                 Acessar

Transposição de Práticas Histórico-Sociais para o Ensino da Matemática: o Caso dos Tabeles da Mesopotâmia e da Regra de Três

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  Não informado

Publicado por:   EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

2016

Falar e Mostrar para Provar: uma Contribuição Teórica sobre a Utilização dos Gestos Ostensivos Wittgensteinianos como Auxiliares como Auxiliares na Prova Matemática.

Autoria:

Prof. Dr. Marcelo de Sousa Oliveira

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.5007/1982-5153.2016v9n2p271

Publicado por:   Alexandria

                                                    Baixar                 Acessar

Leitura, Tradução e Interpretação de Textos Matemáticos para Alunos Surdos 

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.23926/rpd.v1i1.11

Publicado por:   Revista Prátiica Docente

                                                    Baixar                 Acessar

Literatura Infantil na Alfabetização Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Kátia Liége Nunes Gonçalves

Prof. Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Doi:  Não informado

Publicado por:   RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Materiais Didáticos para o Ensino e Aprendizagem da Geometria 

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Pablo Roberto de Sousa Neto

Doi:  Não informado

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Cálculo e a Escrita Matemática na Perspectiva da Filosofia da Linguagem: Domínio de Técnicas 

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  Não informado

Publicado por:   EMP - Educação Matemática Pesquisa

                                                    Baixar                 Acessar

Perspectivas da Linguagem e da História da Matemática Acerca do Objeto Parábola em Situações de Ensino

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg

Doi:  Não informado

Publicado por:   I SENALEM - Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Por uma Antropologia da Educação Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Ma. Thais Cunegatto

Doi:  Não informado

Publicado por:   Perspectiva em Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Um Estudo sobre Problemas de Tradução Relativos às Propriedades Delimites de Função Real de uma Variável Real

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Me. Dailson Evangelista Costa

Prof. Ma. Mônica Suelen Ferreira de Moraes

Doi:  Não informado

Publicado por:   EMP - Educação Matemática Pesquisa

                                                    Baixar                 Acessar

2015

Educação Matemática, Linguagem e Arte: a Apreciação da Matemática pela Compreensão de suas Regras

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Doi:  10.17058/rea.v23i1.5639

Publicado por:   Revista Reflexão e Ação

                                                    Baixar                 Acessar

Ensino de Matemática X Alunos Surdos: uma Equação sem Resultados?

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Doi:  Não informado

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Ensino e Aprendizagem de Conceitos Algébrico-Geométricos com Auxílio do Geogebra

Autoria:

Prof. Dr. Luciano Augusto da Silva Melo

Doi:  Não informado

Publicado por:   III Dia de GeoGebra Iberoamericano

                                                    Baixar                 Acessar

Etnofísica e Linguagem

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Ednilson Sergio Ramalho de Souza

Doi:  10.18542/amazrecm.v12i23.2498

Publicado por:   Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

Leitura e Escrita na Matemática: Considerações sobre Alfabetização, Letramento e Numeramento no Ensino de Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira

Prof. Dr. Robson André Barata de Medeiros

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Leitura e Interpretação de Textos Matemáticos para Alunos Surdos 

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   XIV CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Pensamento e a Linguagem da Fundamentação de Conceitos, Leis e Princípios que Regem a Física Moderna

Autoria:

Prof. Me. Pedro Paulo Santos da SilvaInstituto Federal de

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.25755/int.8751

Publicado por:   Interacções

                                                    Baixar                 Acessar

Tradução e Interpretação de Textos Matemáticos

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:

                                                    Baixar                 Acessar

2014

A Linguagem de Sinais no Ensino de Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Prof. Dr. Edson Pinheiro Wanzeler

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIEM - Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

Aprendizagem Completamente Dirigida versus Aprendizagem Minimamente Dirigida: uma Solução Conciliatória

Autoria:

Prof. Dr. Nelson Pinheiro Coelho de Souza

Prof. Dr. José Alexandre da Silva Valente

Doi:  Não informado

Publicado por:   Ciência e Cognição

                                                    Baixar                 Acessar

Bases Epistemológicas Subjacentes aos Obstáculos de Comunicação de Surdos na Inclusão Escolar Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Prof. Dr. Edson Pinheiro Wanzeler

Prof. Gleisy Kelly Moreira Lima

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIEM - Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

Desafios da Comunicação no Ensino de Matemática para Alunos Surdos

Autoria:

Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Linguagem Matemática: Tradução e Polissemia

Autoria:

Prof. Dr. Robson André Barata de Medeiros

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira

Prof. Me. Carlos Evaldo dos Santos Silva

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIEM - Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

Mathematics and Language: Perspectives of Wittgenstein's Philosophy for Math Education

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   RIPEM - Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

O Jogo de Linguagem entre Ouvinte e Surdo no Ensino de Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIEM - Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

O Uso da Calculadora Virtual no Ensino das Operações com Frações

Autoria:

Prof. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira

Prof. Dr. Pedro Franco de Sá

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIEM - Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

O Ver-Como Wittgensteiniano e suas Implicações para a Aprendizagem da Matemática: um Ensaio  

Autoria:

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   BOEM – Boletim online de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Os Dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o Significado Linguístico no Ensino e no Aprendizado da Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  10.15448/1981-2582.2014.3.18147

Publicado por:   Revista Educação

                                                    Baixar                 Acessar

Reflexões acerca da Contextualização dos Conteúdos no Ensino da Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Currículo sem  Fronteiras

                                                    Baixar                 Acessar

Tradução de Textos Matemáticos a Partir da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein 

Autoria:

Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

2013

A Compreensão de Regras Matemáticas na Formação Docente: uma Pesquisa sob o Ponto de Vista da Linguagem

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Doi:  Não informado

Publicado por:   EPAA/AAPE - Education Policy Analysis Archives

                                                    Baixar                 Acessar

Debatendo a Eficiência da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. uma Proposta de Solução: a Transição de Metodologias

Autoria:

Prof. Dr. Nelson Pinheiro Coelho de Souza

Prof. Dr. José Alexandre da Silva Valente

Doi:  Não informado

Publicado por:   IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

                                                    Baixar                 Acessar

Ler, Escrever e Comunicar em Matemática: Habilidades Requeridas para Interpretar e Compreender o Texto

Autoria:

Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Revista REAMEC - Revista da Rede Amazônioa de Educação em Ciências e Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Leitura e Interpretação de Textos Matemáticos

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Doi:  Não informado

Publicado por:   Pré-Univesp

                                                    Baixar                 Acesso Indisponível

Linguagem, Escrita e Comunicação: uma Análise através de Jogos de Linguagem da Interação entre Pares pela Busca da Leitura/Tradução do Texto em Processos de Ensino e Aprendizagem da Matemática

Autoria:

Prof. Dr. Alan Gonçalves Lacerda

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   RPEM - Revista Paranaense de Educação Matemática

                                                    Baixar                 Acessar

Matemáticas ou Diferentes Usos da Matemática? Reflexões a Partir da Filosofia de Wittgenstein

Autoria:

Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.4025/actascieduc.v35i1.17806

Publicado por:   Revistas Acta Scientiarum

                                                    Baixar                 Acessar

Tradução de Textos Matemáticos para a Linguagem Natural em Situações de Ensino e Aprendizagem

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   EMP - Educação Matemática Pesquisa

                                                    Baixar                 Acessar

2012

Entrevista: Homenagem à Professora Regina Maria Varini Mutti

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Revista Eventos Pedagógicos

                                                    Baixar                 Acessar

2011

A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: Ressonâncias de Sentido de um Discurso

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Educação e Realidade

                                                    Baixar                 Acessar

2010

Linguagem Matemática e Comunicação: um Enfoque Interdisciplinar

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  10.18542/amazrecm.v6i0.1705

Publicado por:   Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

                                                    Baixar                 Acessar

2008

Aplicação e Interpretação de Regras Matemáticas

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   EMP - Educação Matemática Pesquisa

                                                    Baixar                 Acessar

2006

A Crítica ao Ensino da Matemática

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   Revista Amazônia

                                                    Baixar                 Acessar

2002

'Matemática É Difícil': um Sentido Pré-Construído Evidenciado na Fala dos Alunos 

Autoria:

Prof. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doi:  Não informado

Publicado por:   ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

                                                    Baixar                 Acessar


Nenhum comentário:

Postar um comentário